::Testando o barato do include
Diocese de Campo Limpo (São Paulo)
São Paulo, 23 de Outubro de 2014

Banner 1

Pastoral da Pessoa Idosa

Organismo Vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB.

A data de fundação da pastoral da pastoral da pessoa idosa foi no dia cinco de novembro de 2004. Na mesma ocasião, foi aprovado o estatuto da pastoral da pessoa idosa e foram eleitos os conselheiros para o Conselho Diretor, Conselho Ecumênico e Conselho Fiscal.

A pastoral tem como missão e a valorização da pessoa idosa, dá-la a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e à comunidade. Com a formação de solidariedade fraterna. A pastoral da pessoa idosa identifica, na pessoa idosa a imagem e semelhança de Cristo, proporcionando-lhe dignidade, esperança e vida plena.

A pastoral da pessoa idosa age de acordo com os objetivos fundamentais da república do Brasil de construir uma sociedade livre, justa e solidária (Artigo I da Constituição Federal).

Na pastoral, são capacitadas pessoas da comunidade, são os líderes comunitários; cada líder comunitário acompanha em média dez pessoas idosas através da visita domiciliar mensal, acompanhando através de indicadores próprios; todos os meses os líderes comunitários se reúnem para refletir e avaliar as ações daquele mês e elaborar a FADI-Falha de Acompanhamento Domiciliar do Idoso.

Cada líder comunitário recebe um material básico que consta do Manual “De bem com a vida” e o caderno do líder comunitário. Neste caderno o líder cadastra seus dez idosos que os acompanha mês a mês.

Orientação sobre a visita domiciliar

Quando a pessoa em trabalhar com pessoa idosa, o primeiro pensamento que se tem em geral é de se trabalhar em grupos, chamá-los a participar de atividades pré-estabelecidas como: atividades físicas, trabalhos manuais, coral e tantos outros. Sem dúvida são atividades importantes e necessárias ao idoso ou em qualquer etapa da vida.

Uma alternativa de atenção, “os idosos estão muitas vezes confinados invisíveis à sociedade, impossibilitados muitas vezes de exercerem sua cidadania. É através da visita que vamos conhecer as pessoas idosas, as condições de habitação e as relações afetivas entre os vários membros da família, o contato físico, visual, gestos de impaciência, interesse psicológico e sócio-culturais. Podemos assim ajuda-lo a compreender a situação e a resgatar seu potencial de adaptação, superação e restabelecimento de seu equilíbrio emocional. Devemos abordar também o relacionamento social desse idoso, a participação de alguma atividade na comunidade, se utiliza algum serviço de saúde e assim ajuda-lo, se for necessário a reintegração do mesmo na sociedade encaminhando-o a participar de grupo permitido a expressão de seus potenciais e na dificuldade de ser atendido em qualquer serviço de saúde, orientar sobre seus direitos e como reivindica-los.

A visita tem como objetivo mais importante é manter o idoso em seu domicílio em condições funcionais e sociais que garantam uma qualidade de vida mais saudável e digna.

A pastoral da pessoa idosa tem duas atividades essenciais para desenvolver sua missão: a primeira delas é a visita domiciliar mensal às pessoa idosas com 60 anos ou mais, e a segunda é a reunião mensal de líderes, para avaliação e reflexão..